Os Vários Tipos de Vinho

The Various Types of WineO vinho é, não apenas um prazer para partilhar à refeição e entre amigos, mas um dos elementos centrais da civilização europeia, que em todos os climas e latitudes que o permitem nunca deixou de tentar inovar e produzir novos sabores e com diferentes características. Isso contribui para que existam diversos tipos de vinhos – veja quais são os principais:

Tinto

O vinho produzido a partir da fermentação de uvas pretas é, provavelmente, o mais importante, no sentido em que é no tinto que se pensa em primeiro lugar, ao falar-se de vinho. É o mais consumido, o que acompanha um maior número de pratos diferentes, e é também aquele cujas marcas e variedades são mais frequentes, nas garrafeiras e nos supermercados. Apesar do grau de álcool, obrigando a consumos moderados, a medicina reconhece os potenciais benefícios de um consumo moderado de vinho tinto, dado que os polifenóis presentes na uva ajudam o organismo a combater toxinas.

Branco

Os vinhos produzidos a partir de uvas brancas, com uma cor amarelada e clara, são designados como “brancos”. São mais adequados para acompanhar pratos de peixe e marisco, e geralmente apreciam-se melhor se estiverem bem frios.

Vinhos doces ou fortificados

Os especialistas divergem nesta classificação, sendo que alguns preferem distinguir os vinhos doces dos fortificados. Para simplificar, podem considerar-se nesta categoria os vinhos com grau alcoólico superior ao normal, seja através de um processo de fermentação diferente, seja pela adição de aguardente. Trata-se também de vinhos para consumir à sobremesa – ou como aperitivo… – e não durante a refeição. Os vinhos do Porto e da Madeira enquadram-se nesta categoria.

Espumante

Os vinhos espumantes contêm dióxido de carbono, que constitui o gás que lhe é tão característico. Não se preocupe, pois o seu organismo não ficará mais “poluído” pelo seu consumo; afinal, os seres vivos libertam CO2 através da respiração. O champanhe, da região francesa do mesmo, foi o primeiro e é o mais famosos dos vinhos espumantes, mas não deixa de fazer parte desta categoria.