Encontrar Bons Vinhos no Brasil

Find Good Wines in BrazilOs vinhos do Brasil sofrem um pouco do mesmo problema que os vinhos portugueses no estrangeiro: carecem da melhor divulgação. No caso do Brasil, as dificuldades são agravadas por não existir um Porto, um Madeira ou um Rosé que estabeleçam um tradição vinícola que se possa associar ao país. Contudo, existem vinhos brasileiros de grande qualidade, provenientes de duas grandes regiões produtoras de vinho no Brasil.

Entre o Pernambuco e a Baía, o Vale de São Francisco é a região vinícola mais próxima do equador em todo o mundo, numa latitude (8º) na qual não se pensaria ser possível a vitivinicultura. A inovação científica aplicada à vinha permite aqui a produção de duas colheitas anuais. Já no Rio Grande do Sul, e numa latitude mais semelhante à da Europa, o Vale dos Vinhedos assemelha-se muitíssimo às regiões vinícolas europeias, tendo a cultura do vinho sido introduzida pelos italianos, no século XIX.

Se estiver de visita ao Brasil, descubra a melhor forma de encontrar bons vinhos:

Supermercados

Nos supermercados brasileiros, encontram-se vinhos com uma boa relação qualidade/preço, considerando que as superfícies comerciais conseguem negociar preços melhores, tendo em vista a compra em quantidade. Para comprar e consumir rapidamente, são uma boa opção; porém, sabendo que geralmente as garrafas são conservadas na vertical, é necessário ter cautela com os vinhos de reserva.

Lojas especializadas

Nas grandes e médias cidades, é possível encontrar garrafeiras que tratam o enófilo como as livrarias tratam os amantes de livros. Com um acompanhamento personalizado e dedicado, será possível encontrar pérolas da vitivinicultura brasileira desconhecidas em Portugal.

É possível comprar vinhos brasileiros em Portugal?

O consumidor português que pretenda degustar um vinho brasileiro no seu país depara-se com algumas dificuldades. O produto é pouco conhecido e é mais fácil encontrar vinhos do Chile ou da África do Sul nas prateleiras dos supermercados. Mesmo na Internet, as lojas “online” não apostam na sua divulgação. O ideal será procurar as garrafeiras da especialidade.