Como Servir Vinho

Serving WineServir vinho aos seus convidados, ou simplesmente à sua cara-metade num jantar romântico, envolve pequenos detalhes que poderão fazer a diferença. Tome nota de alguns aspetos a ter em conta no momento de servir o vinho:

Abrir a garrafa

Retirar a rolha de cortiça é quase uma arte, que presta homenagem aos benefícios que a cortiça traz ao vinho em termos de conservação. Introduza o saca-rolhas o mais perto do centro da rolha e perfure o mais verticalmente possível, de modo que, ao puxar para fora, o saca-rolhas exerça uma pressão constante sobre todos os pontos da rolha, minimizando as possibilidades de que esta se rasgue. Claro que, se tiver tanta sorte como quando joga na JackpotCity app, talvez a rolha seja fácil de extrair e saia sem qualquer esforço!

Abrir o vinho

A sabedoria corrente manda abrir a garrafa cerca de meia hora antes de servir o vinho, para que possa “respirar”, de modo a salientar os seus aromas. Contudo, saiba que nem todos os vinhos precisam do mesmo tempo de abertura; alguns beneficiam com uma hora, outros dispensam-no de todo. É na hora da abertura que entra o decantador (“decanter”), o recipiente que ajuda o vinho a respirar melhor. Lembre-se também de que tempo excessivo de abertura pode prejudicar o vinho. Informe-se, se necessário, junto da marca, sobre as características do vinho em questão.

Atenção à temperatura

A temperatura é um ponto essencial para que o vinho possa ser devidamente apreciado. Os vinhos tintos devem ser, habitualmente, servidos entre os 16 e os 18 graus; poderá encontrar mais detalhes no próprio rótulo. Já os brancos devem ser servidos bem frios, habitualmente entre os 5 e os 7 graus.

Ao trocar de vinho, troque o copo

O povo diz “Vinho não calca vinho”, como forma de incentivar as pessoas a beber maior quantidade. Mas este aforismo tem um fundo de razoabilidade. Se abrir uma garrafa de um vinho diferente, sirva num novo copo, para não haver mistura de aromas e sabores. Acima de tudo, nunca misture vinhos diferentes no mesmo copo!