Como Identificar um Vinho Estragado

How to Identify a Broken WineUm mau vinho é receita certa para estragar um jantar ou uma festa. A sensação de prazer que um bom vinho traz é proporcional ao desagrado de um mau vinho – especialmente se não houver substituto, pois a expetativa de passar um bom bocado, degustando um vinho de qualidade, é defraudada! Claro que a garrafa que se comprou pode, por vários motivos, não estar em boas condições; ou então, dá-se o caso de a sua qualidade simplesmente ser insuficiente.

Além disso, os bons vinhos também podem ter chegado ao fim da sua “vida útil”, pois o vinho é uma bebida “viva”, que evolui com o tempo, e, como nem todos estão preparados para envelhecer, é possível que, ao abri-lo, já tenha passado o seu tempo ótimo.

Identificar um vinho mau, ou mesmo um vinho estragado, implica a mesma avaliação através dos sentidos – visão, olfato, paladar – que foi mencionada em outros artigos. Veja como identificar um vinho que não vale a pena beber:

Cor

Se o vinho tinto apresentar uma cor semelhante à de tijolo, ou se o branco estiver a adquirir tons de tinto, é provável que não esteja em condições de ser bebido.

Olfato

Antes mesmo de o provar, o cheiro a vinagre será um indício de que o vinho “avinagrou”, perdendo as suas qualidades. Depois da prova, pode igualmente sentir-se um cheiro a mofo, dizendo-se que o vinho está “bouchoné”, isto é, que foi contaminado por um fungo, chamado TCA, presente por vezes na rolha de cortiça. A Corticeira Amorim, empresa portuguesa líder mundial do setor das cortiças, está a desenvolver uma tecnologia para identificar previamente se as rolhas estão contaminadas com TCA.

Paladar

O sabor ao mesmo vinagre ou, simplesmente, demasiado ácido, indicará de igual modo que o produto se encontra estragado.

No ato de compra, observe sempre o estado de conservação da garrafa (tanto a cor, mesmo que não seja tão percetível como quando chega ao copo, como a rolha). Se ainda não pagou, está a tempo de colocar o produto na prateleira ou de alertar a loja. Se já pagou, poderá ser necessário apresentar uma reclamação.