Como Escolher o Vinho Certo para Um Jantar

How to Choose the Right Wine for a DinnerEscolher um vinho para um jantar é uma tarefa simples, mas que exige um pouco de atenção. Uma opção incorreta pode contribuir para que a noite não seja tão agradável como se esperaria, enquanto um bom vinho ajudará à festa!

A escolha do vinho dependerá, principalmente, dos pratos que constituirão o jantar – independentemente de se realizar num restaurante ou de ser confecionado em casa – e também dos seus gostos e dos convidados à mesa.

O prato

Lembre-se do essencial: pratos de peixe devem ser acompanhados de vinhos leves, enquanto pratos de carne caem melhor com tintos mais encorpados. Tenha em atenção algumas especificidades: por exemplo, para churrascos com muita carne grelhada e temperatura ambiente elevada, poderá ser preferível um tinto leve bem fresco.

Os convivas

Para consumidores ocasionais ou pouco experientes, o ideal é apostar em vinhos que sejam reconhecidamente fáceis de beber, isto é, que tenham uma entrada suave e sem demasiada adstringência. Grandes parte dos vinhos do Alentejo e do Douro que se encontram nos supermercados cabem neste perfil.

Se os convidados forem enófilos experientes, não arrisque apresentar-lhes vinhos correntes ou de “bag-in-box”, a não ser que seja com o intuito de demonstrar quão bons podem ser, apesar de serem baratos. Pelo contrário, poderá apresentar-lhes vinhos tidos habitualmente como mais difíceis de apreciar por consumidores menos experientes, como os vinhos do Dão.

Quando os convidados são menos exigentes, será mais fácil satisfazê-los. Quase todos os modernos vinhos servidos em “bag-in-box” são de qualidade bastante superior aos clássicos vinhos comercializados em garrafão (que praticamente desapareceu dos supermercados).

Tenha em atenção também que, por vezes, homens e mulheres possuem gostos diferentes. As marcas de vinhos sabem, por experiência própria, que é frequente que as mulheres tenham menos tolerância ao álcool e por isso prefiram vinhos com menos grau. Os vinhos leves, brancos ou tintos, acompanham diversos tipos de pratos e podem compor um jantar perfeito.