Como Escolher o Melhor Vinho

How to Choose the Best WineEscolher o melhor vinho para uma determinada ocasião não tem de ser um quebra-cabeças. Pelo contrário, a antecipação do prazer que a partilha de um bom vinho proporcionará faz parte dos prazeres vínicos. Veja agora algumas dicas para escolher um bom vinho.

Conheça a nomenclatura

Em Portugal, adotaram-se as classificações DOC (Denominação de Origem Controlada), IPR (Indicação de Proveniência Regulamentada) e VR (Vinhos Regionais), existindo ainda vinhos de mesa que não se enquadram nas classificações anteriores. “Grosso modo”, e não dispensando uma análise cuidada de cada vinho, esta ordem das classificações indica uma qualidade decrescente, sendo no entanto possível encontrar bons vinhos regionais e vinhos de mesa.

Tome notas

Se gostou de um vinho anteriormente, tome nota do nome e do ano da colheita. Dessa forma, poderá ter um leque de 4 ou 5 vinhos a escolher em qualquer momento, sempre que não queira arriscar numa novidade e prefira jogar pelo seguro. Não deixe de tomar outros apontamentos, como as castas utilizadas e a própria descrição das notas de prova que geralmente vêm no rótulo, de forma a educar o gosto e gradualmente desenvolver as suas próprias capacidades – e preferências – em termos de vinhos.

Informe-se

Atualmente, existem no mercado vários livros sobre vinhos a preços baixos que darão pistas preciosas no momento de escolher um vinho. Alguns sugerem vinhos a menos de 5 euros, outros entre 2 e 10 euros. Os próprios livros também não são caros; para os enófilos amadores, que querem saber mais sobre regiões vinícolas, castas e as melhores colheitas dos últimos anos, estes livros tornam-se rapidamente verdadeiras bíblias que apetece abrir ao acaso para descobrir uma novidade em cada dia.

Existem igualmente diversas fontes de informação na internet, como os blogues de vinhos ou até os portais das comissões vitivinícolas.

Dirija-se a uma loja especializada

Uma garrafeira dar-lhe-á acompanhamento especializado, independentemente da sua experiência ou do que pretende. É de esperar que o responsável pela loja tenha em atenção o seu perfil; de qualquer forma, lembre-se que não precisa de comprar um vinho demasiado caro ou que lhe pareça desadequado.