Como Combinar Vinhos e Comidas

WineA gastronomia e a enologia são como duas “ciências” primas, ou parentes, que devem andar de braço dado. Quase que se poderia dizer que a cada prato corresponde um determinado vinho, variando naturalmente consoante o gosto do consumidor. Conheça algumas regras generalistas quanto ao tipo de vinho que deverá servir com diversas categorias de pratos:

Sopa

Um vinho tinto, ainda que de mesa ou corrente (como o de “bag-in-box”), deverá ser do tipo seco, para criar uma boa combinação com uma sopa.

Pratos avinagrados

Saladas com bastante vinagre e outros temperos, e pratos como escabeche de polvo e similares, não devem ser acompanhados por vinho. O vinagre acaba por anular os aromas e os sabores do vinho, seja de que tipo for, o que acaba por invalidar a experiência.

Carne vermelha

Pratos à base de porco, borrego, javali e outras carnes vermelhas ou de caça são mais pesados, devendo ser acompanhados por vinho também mais “pesado”, isto é, mais encorpado. É como se o vinho tivesse de ser mais “forte” – não necessariamente com mais teor de álcool! – para “suportar” a carne vermelha. No caso da chanfana, recomenda-se o mesmo vinho utilizado durante a confeção.

Peixe

A regra antiga que manda servir vinho branco com peixe está correta, mas permite algumas “nuances” na sua interpretação. No caso de uma boa caldeirada, admite-se um vinho tinto ligeiro, pois são pratos cuja “densidade” se assemelha à da carne. Se o cozinheiro tiver abusado um pouco do picante, um tinto encorpado será mesmo a melhor escolha.

Queijos

Quanto mais forte e intenso for o queijo, mais encorpado e forte deverá ser o vinho. No caso dos queijos fermentados ao longo de semanas, um vinho suave não será a melhor escolha; reserve-o para queijos frescos.

Sobremesas

Quanto mais forte e intenso for o queijo, mais encorpado e forte deverá ser o vinho. Junto com os doces, recomendam-se vinhos doces, podendo ser já o momento de abrir um vinho generoso ou licoroso.

O vinho termina o seu papel quando chega a fruta, que não deve ser acompanhada. O café é acompanhado por uma forte bebida espirituosa.