Como Beber Vinho Prevenindo a Ressaca

Drinking Wine Preventing HangoverA ressaca é um reação do organismo à intoxicação causada pela ingestão de bebidas alcoólicas, manifestando-se geralmente no dia seguinte a um jantar ou evento com consumo significativo. Os sintomas implicam dor de cabeça, enjoo, vómitos, sede e até diarreia. Não é uma questão de sorte ou azar, como se estivesse a jogar na cassino online app, mas uma simples relação de causa-efeito. Relembre alguns pontos importantes para beber e saborear vinho tranquilamente e sem risco de acordar com uma ressaca no dia seguinte:

Escolher vinhos de qualidade

O primeiro passo é escolher vinhos de boa qualidade. A este propósito, recorde-se uma passagem do romance “Os Maias”, de Eça de Queirós, em que Craft pergunta a João da Ega, depois de uma noite de excessos etílicos: “Dói-te a cabeça?”, ao que Ega responde: “Não (…) ontem não estava bêbado… o que estava era fraco.” Porém, no momento seguinte, a personagem reconhece, de forma involuntária, a realidade: “O que é a gente beber bons vinhos… Estou como se não fosse nada!”

Comer antes de beber

N’ “Os Maias”, João da Ega sublinhou outro aspeto importante: ao referir, defensivamente, que estava “fraco”, Ega queria dizer que não se teria alimentado devidamente e que teria sido isso a deixá-lo mais sensível ao álcool, e não o facto de ter bebido vinho a mais. Hidratos de carbono, como piza, massas ou simplesmente pão, irão atrasar a absorção de álcool pelo organismo.

Beba água

A desidratação é um dos maiores causadores de sintomas de ressaca, pois a presença de álcool no organismo leva o corpo a produzir mais urina que o habitual, para expulsá-lo. Beba durante o jantar ou enquanto bebe vinho, e também no dia seguinte, para manter o corpo hidratado.

Não ultrapasse os limites

A passagem d’ “Os Maias” recorda também a importância de conhecer os seus próprios limites de tolerância ao álcool. Ao comentar que se livrou de uma ressaca graças à qualidade dos vinhos, João da Ega deixa implícito que bebeu demais. Em última instância, é também por aqui que passa evitar uma ressaca. Beba com moderação.