A Melhor Temperatura para Conservar Vinho

Best temperature to Store WineA temperatura a que o vinho é armazenado é um dos fatores que mais influenciam a sua qualidade, a longo prazo. Os especialistas recomendam que os vinhos brancos e tintos sejam mantidos a uma temperatura média entre os 10 e os 12 ºC, de modo a manterem-se em condições ideais por mais tempo. Um vinho que seja exposto a temperaturas muito superiores tenderá a “cozer”, isto é, a adquirir aromas, como se estivesse queimado, perdendo a sua frescura natural e ficando claramente adulterado.

O “objetivo” dos 10 a 12 ºC é certamente um patamar ideal para garantir a conservação de vinhos de reserva por longos períodos de tempo. Para o consumidor habitual, que não possui os recursos das adegas profissionais, é claro que será preferível comprar um vinho relativamente com pouca antecedência em relação à data em que tenciona abri-lo. Em todo o caso, a orientação geral vale também para quem tem vinho em casa: convém que esteja à temperatura mais baixa possível (tendo em conta que só nos meses de inverno se atingirão aquelas temperaturas, enquanto no pino do verão isso será mais difícil), além de outras recomendações habituais, como estar protegido da luz solar e com as garrafas deitadas, para que a rolha se mantenha húmida.

Onde colocar o vinho

O ideal é escolher a zona mais fresca da casa. Se tiver uma divisão virada a norte, que nunca apanhe sol, poderá encontrar boas condições para tal. Se a casa contar com uma despensa, isto é, uma divisão que não tenha janelas e, portanto, esteja sempre escura e seca, poderá instalar aí uma pequena garrafeira portátil na parede, com a simples ajuda de pregos. Se a despensa estiver numa zona da casa escondida do sol e afastada da cozinha – de onde emana sempre algum calor -, é quase certo que o vinho se manterá em boas condições. Uma garagem fechada e sem janelas também poderá servir para esse efeito.